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CAMINHOS DE AJUDA

CAMINHOS DE AJUDA

por Hifa Educação

Apresentação

Apresentar “caminhos de ajuda” é fornecer aos estudantes as ferramentas necessárias para que possam, de forma independente, enfrentar e solucionar desafios acadêmicos antes de buscar orientação docente.  Esse recurso pode ser feito com o uso de fluxogramas, tabuleiros, listas e até cartas. A ideia é mostrar aos estudantes um passo a passo com várias estratégias e fontes de informação para que possam buscar soluções sozinhos, sem demandar tanta mediação por parte da professora, ou do professor.

Um exemplo

Durante uma aula de matemática, com problemas diversos para resolver em estações, a professora criou uma “checklist da dúvida” que os alunos deveriam seguir sempre que quisessem chamá-la para perguntar algo, com os seguintes tópicos:

  • Li atentamente o enunciado do problema, decompondo-o em etapas e destacando as informações disponíveis.
  • Circulei todos os verbos do enunciado.
  • Consultei minhas anotações no caderno.
  • Chequei se há informações extras na lousa sobre a questão.
  • Expliquei mentalmente o problema para alguém leigo no assunto.
  • Perguntei ao aluno monitor.
 

Com essas etapas, a maioria dos alunos pôde encontrar as respostas sozinhos, antes de chamar a professora. Assim, a professora ganhou tempo para auxiliar de perto e com mais qualidade os estudantes que apresentavam dificuldades.

 

Por onde começar

  • Identifique as fontes de informação: quais são os recursos disponíveis para que os estudantes possam encontrar as respostas? Qual seria uma ordem lógica para esse acesso? Se não houver fontes além de sua resposta, é hora de preparar novos materiais para promover a maior autonomia dos alunos.
  • Selecione a forma de apresentação: os passos da busca por ajuda podem ser feitos por meio de um fluxograma, um checklist, um conjunto de cartas, uma trilha em um tabuleiro etc. Escolha a forma mais adequada para seu grupo e mais compatível com suas estratégias de ensino e suas habilidades.

Características

  • Aula mais ativa: se os caminhos de ajuda contarem com a possibilidade de troca entre os estudantes, as aulas tendem a ser mais dinâmicas.
  • Mais tempo para mediação: com os alunos mais engajados, há menos demanda da professora, ou do professor, como um “manual de instruções” e a atuação docente fica muito mais focada na mediação de questões importantes para a construção do conhecimento.

Pontos de atenção

  • Caminhos diferentes: a principal vantagem desta estratégia é favorecer a autonomia na busca por informações, então apresentar formas diferentes de acesso às informações é muito importante para que diferentes perfis de alunos possam ser atendidos. As informações extras podem estar disponíveis em um texto impresso e também em um áudio gravado pela professora, ou pelo professor, antes da aula, por exemplo.
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