OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM (ODA)

OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM (ODA)

por Hifa Educação

Apresentação

Os ODAS, Objetos Digitais de Aprendizagem, são unidades de conteúdo oferecidos em formato digital para os estudantes. São criados ou selecionados com a finalidade de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo flexibilidade, interatividade e acesso a informações diversas. Tanto na sala de aula quanto nos momentos de estudo em casa, os ODAs podem ser utilizados para explicar conceitos, fornecer exemplos práticos, promover a compreensão visual, permitir o acesso ao conteúdo em diferentes mídias e envolver os alunos em atividades interativas. 

Por onde começar

Orientamos a seleção dos objetos digitais de aprendizagem, pela perspectiva do planejamento para a compreensão (ou Planejamento Reverso, Higgins e McTighte, 2019)
  • Determine os objetivos de aprendizagem: O que os estudantes precisam lembrar, compreender, saber aplicar, saber analisar, saber avaliar ou saber criar ao final do processo? Defina os objetivos de forma detalhada e objetiva.
  • Identifique as evidências: Quais ações dos estudantes vão demonstrar se ele atingiu ou não os determinados objetivos ?
  • Defina as atividades avaliativas: quais atividades, no contexto escolar, poderão gerar as evidências acima? Que tarefas podem ser realizadas pelos estudantes para tornar observável e gerar registros de que os objetivos foram atingidos ou ainda precisam de mais trabalho?
  • Planeje os espaços e atividades de aprendizagem: Escolha as estratégias de ensino-aprendizagem e, quando houver a necessidade:
  • Selecione os ODAs: que preparem os estudantes para que alcancem os objetivos e tenham plenas condições de realizar tarefas que evidenciem estes resultados.

Pontos de atenção

  • Diversificação de ODAs: para que a aprendizagem seja cada vez mais ativa, os estudantes devem desenvolver autonomia no acesso e na busca por informações. Apresentar ODAs com diferentes formatos, abordagens e fontes, permite aos estudantes vivenciar e refletir sobre diferentes formas de construir o conhecimento.
  • Preparação e teste: usar ODAs sem preparação adequada pode resultar em problemas técnicos, falta de sincronia com o conteúdo da aula ou falta de compreensão sobre como integrá-los efetivamente. Antes da aula, teste os ODAs em seus dispositivos e na configuração da sala de aula. Verifique se todos os links estão funcionando, vídeos são carregados corretamente e qualquer software necessário está instalado e atualizado. Além disso, familiarize-se com o conteúdo para que você possa integrá-los de forma fluida à sua aula.
  • Dependência de tecnologia: tornar-se excessivamente dependente de ODAs pode dificultar a flexibilidade e a capacidade de adaptação do professor em caso de problemas técnicos ou falta de acesso à tecnologia. Utilize-os como uma ferramenta complementar, não como o único meio de ensino. Esteja preparado para alternativas, como atividades manuais, discussões em grupo ou palestras, caso ocorram problemas técnicos. Mantenha um equilíbrio entre o uso de tecnologia e métodos tradicionais de ensino.
  • Só uma substituição: a utilização de recursos digitais de qualquer natureza está sujeita à pergunta: “Qual é o papel deste recurso nesta atividade?”. Reflita se o recurso está sendo usado apenas como uma substituição a outros meios não digitais ou se está realmente aumentando as oportunidades de aprendizagem. 

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