JOGO DE MESA

Jogo de mesa

por Hifa Educação

Apresentação

A experiência de aprendizado está intrinsecamente ligada à participação ativa dos alunos no jogo e nas atividades relacionadas a ele. Esses jogos são projetados para promover o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que reforçam conceitos, habilidades ou objetivos de aprendizagem específicos de maneira interativa.

Planejamento

  • Jogo e contexto: apresente o jogo aos alunos com um contexto educacional. Explique como o jogo se relaciona com os objetivos de aprendizagem e por que é relevante. Destaque como as decisões tomadas durante o jogo afetam a compreensão dos conceitos-chave.
  • Discussões reflexivas: após o jogo, promova discussões em sala de aula que incentivem os alunos a refletir sobre suas experiências. Peça que compartilhem estratégias utilizadas, desafios enfrentados e lições aprendidas. Essas conversas ajudam a solidificar o aprendizado.
  • Atividades complementares: desenvolva atividades adicionais que se relacionem diretamente com o jogo. Isso pode incluir questionários, projetos individuais ou em grupo, pesquisa ou apresentações que ampliem os conceitos explorados durante o jogo. Essas atividades reforçam o aprendizado.

Durante a aula

  • Desafios e metas: divida a atividade do jogo em desafios ou metas específicas que os alunos devem alcançar. Inclua a resolução de quebra-cabeças, a conquista de objetivos dentro do jogo ou a aplicação de conceitos aprendidos em situações do jogo. Definir desafios claros mantém os alunos engajados e direciona seu foco para os objetivos de aprendizado.
  • Promova a colaboração: incentive a colaboração entre os alunos enquanto jogam. Isso pode ser feito através de jogos cooperativos, onde os alunos trabalham juntos para atingir um objetivo comum, ou atribuindo papéis específicos a cada jogador que requerem cooperação. A colaboração não só torna o aprendizado mais envolvente, mas também fortalece habilidades sociais e de trabalho em equipe.

Pontos de atenção

  • Desvio do foco: pode haver o risco de os alunos se envolverem excessivamente no aspecto lúdico do jogo e se desviarem dos objetivos de aprendizagem. Defina objetivos claros de aprendizagem antes de iniciar o jogo e relembre os alunos deles durante a atividade. Mantenha um equilíbrio entre a diversão do jogo e a relevância dos conceitos educacionais, destacando continuamente como as ações no jogo se relacionam com os objetivos.
  • Dificuldade inadequada: se o jogo for muito fácil ou muito difícil, os alunos podem perder o interesse ou ficar frustrados. Adapte o nível de dificuldade do jogo às habilidades e conhecimentos da turma. Conheça seus alunos e faça ajustes conforme necessário durante o jogo para manter o desafio adequado.

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