MATERIAIS IMPRESSOS

Todo material que será lido pelos alunos deve passar por uma análise crítica da professora ou do professor e equipe de coordenação. Seja para escolher um texto apropriado ou para criar um material direcionado, os materiais impressos precisam ter cuidados especiais.

Dicas importantes!

Cada escola tem uma maneira de trabalhar o conteúdo programático, mas independente disso quem lida com as angústias e dúvidas dos alunos é a professora ou o professor. Pensando nisso, destacamos alguns cuidados com os diferentes tipos de materiais impressos. Lembrando sempre que é um trabalho em equipe e que isso não pode ser uma responsabilidade apenas de quem está dentro da sala de aula.

Livro didático ou apostila

Se a sua escola trabalha com sistemas de ensino fechados, faça uma leitura crítica do conteúdo, compartilhe suas impressões com colegas e coordenação e juntos pensem em pontos que podem ser trabalhados, compartilhem estratégias que funcionaram e planejem aulas que fomentem a reflexão do aluno. Todos são responsáveis pela aplicação desse material, então é preciso pensar junto para encontrar meios de atuação que promovam uma aprendizagem significativa, mesmo com materiais prontos.

Caso a escola produza o material apostilado, a intervenção pode acontecer anualmente. Em todas as oportunidades de troca com colegas e coordenação, apresente bons argumentos para alterar o material. A cada nova adequação, todos refletem sobre o impacto do material no processo de construção de conhecimento do aluno e juntos, encontram meios de atuação para tornar a aprendizagem mais significativa.

Fichas impressas - Instruções por escrito

Se você é responsável por criar fichas que serão trabalhadas pelos alunos, é importante pensar nos objetivos de aprendizagem pretendidos e na adequação da linguagem de acordo com a faixa etária. Compartilhe seu material com colegas e coordenação para ampliar o olhar sobre a  escrita do material, além de fazer trocas de ideias e experiências que contribuam com a sua aula. É necessário haver uma revisão minuciosa para evitar erros de digitação e/ou diagramação.

Outro aspecto importante quando realizamos a escrita do nosso próprio material é a organização do tempo. Antecipe-se com relação aos procedimentos de produção de material da sua escola para não perder o timing do uso do material.

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