Todo material que será lido pelos alunos deve passar por uma análise crítica da professora ou do professor e equipe de coordenação. Seja para escolher um texto apropriado ou para criar um material direcionado, os materiais impressos precisam ter cuidados especiais.
Cada escola tem uma maneira de trabalhar o conteúdo programático, mas independente disso quem lida com as angústias e dúvidas dos alunos é a professora ou o professor. Pensando nisso, destacamos alguns cuidados com os diferentes tipos de materiais impressos. Lembrando sempre que é um trabalho em equipe e que isso não pode ser uma responsabilidade apenas de quem está dentro da sala de aula.
Se a sua escola trabalha com sistemas de ensino fechados, faça uma leitura crítica do conteúdo, compartilhe suas impressões com colegas e coordenação e juntos pensem em pontos que podem ser trabalhados, compartilhem estratégias que funcionaram e planejem aulas que fomentem a reflexão do aluno. Todos são responsáveis pela aplicação desse material, então é preciso pensar junto para encontrar meios de atuação que promovam uma aprendizagem significativa, mesmo com materiais prontos.
Caso a escola produza o material apostilado, a intervenção pode acontecer anualmente. Em todas as oportunidades de troca com colegas e coordenação, apresente bons argumentos para alterar o material. A cada nova adequação, todos refletem sobre o impacto do material no processo de construção de conhecimento do aluno e juntos, encontram meios de atuação para tornar a aprendizagem mais significativa.
Se você é responsável por criar fichas que serão trabalhadas pelos alunos, é importante pensar nos objetivos de aprendizagem pretendidos e na adequação da linguagem de acordo com a faixa etária. Compartilhe seu material com colegas e coordenação para ampliar o olhar sobre a escrita do material, além de fazer trocas de ideias e experiências que contribuam com a sua aula. É necessário haver uma revisão minuciosa para evitar erros de digitação e/ou diagramação.
Outro aspecto importante quando realizamos a escrita do nosso próprio material é a organização do tempo. Antecipe-se com relação aos procedimentos de produção de material da sua escola para não perder o timing do uso do material.