DISPOSITIVOS DIGITAIS

DISPOSITIVOS DIGITAIS

por Hifa Educação

Apresentação

Os dispositivos eletrônicos são usados para facilitar o acesso a recursos online e sua adoção pode aumentar o engajamento e conectar os alunos com o mundo digital. No entanto, seu uso requer um bom planejamento e gestão para evitar distrações. Pode ser notebook, dispositivo móvel, computador de mesa ou até mesmo o dispositivo do estudante, as ideias a seguir valem para todos esses recursos.

Planejamento

  • Analise o material: muitas vezes usamos materiais que não foram criados por nós. Familiarize-se com a atividade digital e todas as possibilidades de uso. Verifique os principais pontos que podem gerar dificuldade com seu grupo.
  • Reserve o dispositivo: cada escola tem uma forma de organizar os dispositivos eletrônicos. Certifique-se de que você terá acesso a eles no dia e na hora de sua aula. 
  • Mapeie o repertório: na hora de usar uma atividade que precisa do apoio de um dispositivo eletrônico, faça um breve levantamento sobre a autonomia que os alunos têm no manuseio dos aparelhos e/ou aplicativos que serão utilizados. Assim você poderá pensar na disposição da sala de forma favorável para os alunos se ajudarem ou então concentrar um grupo que precisará de mais apoio dependendo dos seus objetivos de aprendizagem.
  • Prepare o grupo: antes de usar qualquer dispositivo eletrônico, explique o propósito da atividade, a forma adequada do uso e determine as regras. Prepare atividades analógicas com os mesmos objetivos, caso algum aluno não consiga se organizar para usar os dispositivos de acordo com os combinados estabelecidos.
  • Reserve tempo para organização: geralmente o grupo fica engajado com o uso de dispositivos eletrônicos, o que gera agitação e muitas dúvidas ao mesmo tempo. Reserve um tempo para atender essas demandas, além de ter um planejamento alternativo caso os dispositivos apresentem problemas técnicos imprevisíveis.

Durante a aula

  • Verifique as condições de uso: ao longo da aula, acompanhe o uso dos alunos para ver se tem algum aparelho danificado, sem acesso à internet ou sem algum aplicativo instalado. Se for possível, troque o dispositivo que apresentar problemas para dar continuidade à aula. Tenha sempre em mãos uma atividade analógica correspondente ou outra proposta de atividade para cobrir essas eventualidades.
  • Promova a responsabilidade digital: ensine boas práticas de segurança cibernética, como criar senhas fortes e não compartilhar informações pessoais online. Além disso, promova a honestidade acadêmica, enfatizando que o plágio e o uso indevido de recursos digitais são inaceitáveis. Eduque os alunos sobre a importância de citar fontes e respeitar os direitos autorais ao usar informações da internet em seus trabalhos.
  • Acompanhe o uso: alunos podem ser tentados a acessar redes sociais, jogar jogos ou realizar atividades não relacionadas ao conteúdo da aula. Portanto, é fundamental monitorar o uso dos dispositivos e implementar estratégias para minimizar distrações. Inclua o uso de software de controle parental ou bloqueio de sites não relacionados à aula, bem como a criação de regras claras de uso e consequências para violações.

Pontos de atenção

  • Desigualdade no acesso: nem todos os alunos podem ter acesso a dispositivos eletrônicos em casa, o que pode criar uma disparidade de oportunidades de aprendizado. Educadores precisam estar cientes das limitações de acesso de seus alunos e criar atividades direcionadas para aprendizagem do manuseio dos variados dispositivos. Assim todos terão a oportunidade de participar plenamente das atividades que envolvem o uso de dispositivos eletrônicos, sem que ninguém seja deixado para trás.
  • Etiqueta digital: promova reflexões sobre o respeito à privacidade dos colegas, estratégias para evitar distrações, como redes sociais ou jogos durante as aulas. Essa conversa pode acontecer antes, durante ou depois da aula, dependendo do seu objetivo de aprendizagem e do tempo disponível para essa reflexão.

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