DIÁRIO DE CAMPO

DIÁRIO DE CAMPO

por Hifa Educação

Apresentação

Diário de Campo é uma ferramenta de aprendizado que viabiliza a documentação das experiências e reflexões vividas pelo aluno ao longo de um determinado tempo. É um testemunho do processo de aprendizagem, uma compilação de percepções, dúvidas e descobertas.

Os registros pessoais dos estudantes revelam suas áreas de interesse, suas dificuldades e seu crescimento ao longo do tempo, o que permite ao professor adaptar sua abordagem de ensino para atender às necessidades específicas de cada estudante. Ao ver os registros feitos no diário de campo, é possível fazer uma avaliação processual e formativa, dando ao professor informações valiosas sobre a maneira de pensar de cada aluno.

O diário de campo pode ter tanto registros livres quanto direcionados. É uma ferramenta potente para personalizar o ensino, pois há condições de adaptar os conteúdos ao longo do processo de aprendizagem. Os estudantes podem registrar suas reações às aulas, suas observações em atividades práticas, suas respostas a perguntas específicas do professor ou suas próprias indagações e descobertas.

Um exemplo

Os alunos estudaram o ciclo das águas e receberam um diário de campo para documentar os aprendizados. A professora optou por um caderno físico com algumas perguntas direcionadas feitas previamente, algumas páginas em branco entre as questões e ao longo do processo elaborou novas perguntas.

A turma foi convidada a fazer registros de observação durante uma tempestade. Andaram pela escola e identificaram pontos que formavam poças. No dia seguinte foram verificar e perceberam que em alguns lugares a água ainda estava parada e em outros lugares já havia secado. Muitas trocas surgiram após as observações e os registros foram feitos de acordo com o aprofundamento do tema.

A cada nova observação, um novo registro, uma nova discussão e um novo olhar sobre o tema. Ao final, o diário de campo se tornou um companheiro das explorações que aconteceram tanto dentro quanto fora do espaço escolar.

Por onde começar

  • Estrutura: um caderno físico, um documento digital compartilhado ou qualquer outra plataforma que funcione bem para sua turma. Definir se o diário terá apenas espaço para registros direcionados ou se haverá páginas em branco para registros livres.
  • Rotinas: estabeleça um momento para registrar observações e reflexões e dê tempo para que seja feito com qualidade. Estabeleça prazos claros para as entradas no diário, o que ajudará os alunos a se manterem consistentes em suas anotações.
  • Contextualização: certifique-se de contextualizar suas observações e reflexões trazendo informações relevantes para que o registro seja completo.

Características

  • Autonomia: ao serem responsáveis por manter seu próprio diário de campo, os alunos desenvolvem habilidades de autonomia e organização. Eles aprendem a gerenciar seu tempo, definir metas para suas atividades e assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado.
  • Metacognição: o diário de campo oferece aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. Eles podem registrar suas descobertas, desafios enfrentados, estratégias utilizadas para superar obstáculos e lições aprendidas ao longo do caminho.
  • Integração Curricular: o diário de campo pode ser integrado a várias disciplinas e áreas curriculares, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em diferentes contextos e conectar diferentes áreas do conhecimento.

Pontos de atenção

  • Conteúdo: os alunos podem fazer reflexões rasas sobre os tópicos estudados, por isso forneça orientações claras sobre o que se espera de uma reflexão eficiente. Convide a turma a explorar questões específicas, fazer conexões com o conteúdo do curso e expressar suas opiniões. 
  • Tempo: administre bem o tempo para que seja possível fazer uma boa reflexão e incentive os alunos a revisitar suas anotações para aprofundar suas ideias ao longo do tempo.

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