AJUDA EXTRA!

AJUDA EXTRA!

por Hifa Educação

Apresentação

A ajuda extra pode ser de qualquer natureza, seja um convidado externo, um outro professor, um assistente de ensino, um estagiário ou um profissional de apoio educacional. A presença dessa outra pessoa responsável visa atender alguma demanda específica que foi estabelecida previamente e pode variar muito. Seja para atender às necessidades individuais dos alunos, fornecer suporte personalizado, promover a inclusão ou qualquer outro objetivo, a ajuda extra precisa ser planejada com cuidado para que as ações aconteçam de acordo com o objetivo proposto. 

Planejamento

  • Objetivos: mapeie quais são as necessidades específicas dos alunos que exigem ajuda extra. Identifique quem poderia dar suporte e verifique a disponibilidade dessas pessoas com antecedência para organizar sua aula.
  • Função: estabeleça metas claras para a pessoa que se disponibilizou a participar da sua aula e compartilhe informações relevantes sobre os objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino e necessidades específicas dos alunos. Certifique-se de que a ajuda extra esteja ciente de seu papel e das expectativas.
  • Flexibilidade: adapte as atividades e os materiais de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos que recebem ajuda adicional. Ofereça tarefas alternativas, fornecer suporte personalizado durante as atividades e ajustar o ritmo da aula conforme necessário.

Pontos de atenção

  • Gestão: é preciso informar o grupo sobre o papel da ajuda extra e como isso acontecerá ao longo da proposta. A turma precisa estar ciente do que pode ou não pedir para a ajuda que acabou de chegar.
  • Informação: a pessoa que chegou no seu grupo não sabe sobre regras e combinados estabelecidos por você. Atente-se para passar o máximo de informações possíveis sobre as características da turma.

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