MENU DE APRENDIZAGEM

MENU DE APRENDIZAGEM

MENU DE APRENDIZAGEM

por Hifa Educação

Apresentação

O menu de aprendizagem é uma forma de apresentar aos estudantes os objetos de aprendizagem e as atividades a serem realizadas, permitindo a escolha entre algumas opções. Diferente de um “roteiro de estudo”, que costuma apresentar uma estrutura de “faça isso, depois isso e depois isso”, um menu de aprendizagem não indica um caminho único para a construção do conhecimento, mas algumas possibilidades que permitem a exploração mais autônoma do conteúdo e a adequação do tempo de estudo às possibilidades do aprendiz.

É possível criar um menu de aprendizagem mais direto e “sóbrio”, apenas direcionando as atividades e objetos de aprendizagem, ou utilizar elementos da gamificação para criar uma experiência diferenciada no momento de estudo individual.

Menus de aprendizagem gamificados podem ser apresentados como um tabuleiro, como fases de um jogo, ou como um cardápio. O importante é que o menu de aprendizagem, gamificado ou não, apresente recursos diversos e apresente a possibilidade de escolha da dificuldade do desafio, do tipo de mídia e do tempo de dedicação ao estudo. 

 

Um exemplo

Os menus de aprendizagem do GAMA são uma estratégia para trabalhar de uma forma mais sóbria com o direcionamento do estudo autônomo. Então vamos para um exemplo mais lúdico: 

Para que os estudantes pudessem escolher entre os diferentes objetos de aprendizagem selecionados, mas garantindo o acesso a alguns em específico, o professor criou um menu de aprendizagem como um cardápio de restaurante. Cada estudante tinha que, com um valor inicial disponível, selecionar uma atividade de “entrada”, uma atividade “principal” e uma “sobremesa”. Realizando estes agrupamentos, o professor conseguiu garantir que a tomada de decisão dos estudantes levasse em conta os diferentes tipos de atividade e não ficasse somente nas atividades mais leves ou “mais divertidas”.

 

Por onde começar

  • Realize uma curadoria de conteúdo, buscando formas diversificadas de apresentar e representar as informações.
  • Selecione a forma de apresentar o menu de aprendizagem. Pode ser um documento com links, uma apresentação, uma ficha, um mapa, etc.
  • Determine as atividades mais importantes e crie uma estrutura que as demonstre.
  • Dependendo da idade dos estudantes, envolva-os na seleção de conteúdo para o menu, pois isso vai engajá-los ainda mais.

Características

  • Possibilita a personalização da aprendizagem por meio da escolha entre diferentes opções de atividades.
  • Diversifica as fontes de informação, apresentando meios diversos de representação da informação.
  • Cria um ambiente propício ao desenvolvimento da autonomia do estudante, que aprenderá, gradualmente, a escolher as fontes de informação que mais condizem com suas formas de aprendizagem.

Pontos de atenção

  • Desapegar do gosto pessoal é importante. Pode ser que algum professor no YouTube – que fale de um jeito “bobo demais” ,“sério demais”, ou qualquer outra forma que não nos agrade – seja ideal para algum estudante.
  • Direcione a exploração do menu de aprendizagem com perguntas, para possibilitar a metacognição e a escolha das atividades e dos objetos de aprendizagem a partir da autoavaliação.
Pular para o conteúdo