MENU DE APRENDIZAGEM

BILHETE DE SAÍDA

Este assunto ainda não tem um bom conteúdo em português.
Estamos produzindo e traduzindo algumas coisas e em breve atualizaremos este Menu de Aprendizagem.
Por enquanto, veja abaixo, nosso texto sobre o tema.

BILHETE DE SAÍDA

por Hifa Educação

Apresentação

O bilhete de saída, também conhecido como “saída do dia”, é uma técnica que permite avaliar o aprendizado dos alunos no final da aula, refletir sobre o que foi ensinado e fornecer feedback valioso para orientar o planejamento das próximas aulas. Envolve a apresentação de uma pergunta, tarefa ou atividade no final da aula, com o propósito de avaliar o aprendizado dos alunos, consolidar o conteúdo ensinado e fornecer um momento reflexivo sobre o que foi abordado na aula. O bilhete de saída permite que os alunos demonstrem o que aprenderam e forneçam feedback à professora, ou ao professor, sobre sua compreensão do tópico. 

É uma ferramenta valiosa para encerrar a aula de forma produtiva, permitindo que os alunos demonstrem seu aprendizado e reflitam sobre o conteúdo abordado. Além disso, ajuda a professora, ou o professor, a avaliar a eficácia do ensino e a ajustar o planejamento da aula para atender às necessidades educacionais da turma.

Ao usar as respostas dos alunos como feedback da aula, torna-se possível guiar o planejamento futuro. Se muitos alunos tiverem dificuldade a respeito de um conceito específico, você pode decidir revisar esse conteúdo na próxima aula. Se a maioria dos estudantes compreendeu bem, você pode avançar para tópicos mais avançados.

Um exemplo

Ao final de uma aula sobre fluxos migratórios no Brasil, a turma recebeu o seguinte bilhete de saída: em 1910, um migrante foi de uma região do Brasil para outra, buscando oportunidade de trabalho na extração de um recurso natural. Como se fosse este migrante, escreva um bilhete de despedida para sua família (de onde é?), contando para onde vai e o que vai fazer.

A professora, ou o professor, pode usar esses bilhetes de saída para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico, identificar áreas que precisam ser reforçadas e direcionar futuras atividades de aprendizado. 

 

Por onde começar

  • Definição de objetivos: o que você quer que os alunos aprendam nessa aula específica? Isso ajudará a direcionar as perguntas do bilhete de saída.
  • Elaboração: a pergunta deve ser aberta o suficiente para permitir diferentes níveis de resposta, mas também direcionada ao tópico da aula, conforme o exemplo citado acima.
  • Preparo: explique brevemente o objetivo do bilhete de saída logo no início da aula, que é avaliar o que eles aprenderam durante a aula e refletir sobre o conteúdo. Ao final, distribua o bilhete de saída aos alunos e recolha as respostas.

Características

  • Avaliação do aprendizado: o bilhete de saída proporciona à professora, ou ao professor, uma visão imediata do que os alunos aprenderam da aula, permitindo avaliar o sucesso da instrução.
  • Reflexão: ao responder à pergunta ou à tarefa, os alunos são incentivados a refletir sobre o conteúdo que aprenderam e a consolidar seus conhecimentos.
  • Feedback rápido: o feedback fornecido pelos alunos no bilhete de saída ajuda a professora, ou o professor, a entender quais conceitos foram bem compreendidos e quais podem exigir maiores esclarecimentos.

Pontos de atenção

  • Orientação do planejamento: os resultados do bilhete de saída podem guiar a professora, ou o professor, no planejamento das próximas aulas, adaptando o ensino às necessidades e dificuldades dos alunos.
  • Incentivo à participação ativa: os alunos sabem que haverá um momento de avaliação ao final da aula, o que pode incentivar uma participação mais engajada durante toda a lição.
  • Preparação para a próxima aula: os resultados do bilhete de saída podem direcionar a professora, ou o professor, para revisar ou expandir determinados tópicos na próxima aula.
Pular para o conteúdo