MENU DE APRENDIZAGEM

BILHETE DE ENTRADA

Este assunto ainda não tem um bom conteúdo em português. Estamos produzindo e traduzindo algumas coisas e em breve atualizaremos este Menu de Aprendizagem.
Por enquanto, veja abaixo, nosso texto sobre o tema.

BILHETE DE ENTRADA

por Hifa Educação

Apresentação

O bilhete de entrada, também conhecido como “entrada do dia”, é uma técnica simples, mas poderosa, para identificar o conhecimento prévio dos alunos ou para provocar reflexões antes das atividades da aula. É uma estratégia que envolve a apresentação de uma pergunta, tarefa ou atividade breve no início da aula, antes de introduzir o conteúdo principal. 

O objetivo principal do bilhete de entrada é avaliar o repertório dos alunos sobre o tópico que será abordado na aula e engajá-los desde o início, criando uma base para o aprendizado futuro e uma atmosfera de participação ativa desde o início da aula. As respostas dos alunos ao bilhete de entrada também permitem à professora, ou ao professor, adaptar sua abordagem de ensino de acordo com as necessidades e os níveis de compreensão da turma. 

O bilhete de entrada ajuda os alunos a relembrar informações anteriores relacionadas ao tópico, preparando-os para a apropriação de novas informações. É uma ferramenta eficaz para iniciar a aula com propósito, avaliar o nível de compreensão dos alunos e criar uma base sólida para o aprendizado contínuo ao longo da aula. À medida que você ganha experiência, pode variar as perguntas do bilhete de entrada para diferentes tipos de aulas e objetivos de aprendizado.

 

Um exemplo

A professora, ou o professor, pode sugerir que os alunos escrevam o que sabem sobre os diferentes estados da matéria: sólido, líquido e gasoso, citando um exemplo de cada. Nesse exemplo, o bilhete de entrada incentiva os alunos a recordarem o que já sabem sobre os estados da matéria e a aplicarem esse conhecimento por meio de exemplos. A professora, ou o professor, coleta os bilhetes de entrada no início da aula e utiliza as respostas dos alunos para moldar a apresentação do conteúdo e adaptar as explicações às necessidades da turma. Isso também permite que a professora, ou o professor, identifique quais conceitos os alunos já dominam e quais áreas podem exigir mais atenção durante a aula.

Por onde começar

  • Definição de objetivos: o que você quer que os alunos aprendam nessa aula específica? Isso ajudará a direcionar as perguntas do bilhete de entrada.
  • Elaboração: a pergunta deve ser aberta o suficiente para permitir diferentes níveis de resposta, mas também direcionada ao tópico da aula, conforme o exemplo citado acima.
  • Preparo: antes de abordar o conteúdo principal, distribua o bilhete de entrada aos alunos. Explique brevemente o objetivo do bilhete de entrada, que é avaliar o que eles sabem sobre o tópico antes de começar a aula.

Características

  • Avaliação e adaptação: ao analisar as respostas dos alunos, surge uma oportunidade de entender o nível de compreensão da turma sobre o tópico. Com base nas respostas, você pode adaptar sua abordagem para atender às necessidades específicas dos alunos.
  • Engajamento Imediato: ao envolver os alunos desde o início da aula, o bilhete de entrada cria um ambiente de aprendizado ativo e estimula a participação.
  • Feedback rápido: as respostas fornecem feedback imediato à professora, ou ao professor, sobre quais conceitos precisam ser esclarecidos ou reforçados durante a aula.

Pontos de atenção

  • Construção do conhecimento: o bilhete de entrada pode servir como ponto de partida para a exploração mais profunda do tópico, conectando o conhecimento prévio dos alunos ao novo conteúdo.
  • Personalização do ensino: as respostas dos alunos ajudam a professora, ou o professor, a adaptar a abordagem de ensino para atender às necessidades individuais, assim como da turma como um todo.
Clique na engrenagem do player do Youtube para traduzir automaticamente o vídeo
Pular para o conteúdo