MENU DE APRENDIZAGEM

SEMINÁRIO

SEMINÁRIO

por Hifa Educação

Apresentação

A palavra seminário vem do latim seminarium, que quer dizer lugar onde se semeia, se cultiva plantas. No meio acadêmico, semeamos perguntas e cultivamos diferentes pontos de vista. O conceito de “seminário acadêmico” tem uma origem histórica multifacetada, e não há um único autor específico que o definiu. A ideia de seminários acadêmicos evoluiu ao longo do tempo, e várias influências contribuíram para sua conceituação. 

O seminário acadêmico é uma atividade de ensino-aprendizagem voltada para um tema previamente determinado. Embora seja apresentado e dirigido por um ou mais estudantes, espera-se que todos aqueles presentes na sala participem dele.

O fundamental é que as argumentações apresentadas por quem apresenta o seminário sejam entendidas pela plateia e que essa seja motivada a mostrar considerações e questionamentos. É interessante também incentivar que a audiência ofereça novas perspectivas sobre o assunto, além de ideias para uma possível solução dos problemas abordados. Enfim, o objetivo é a construção coletiva do conhecimento.

 

Um exemplo

As crianças estão estudando os biomas brasileiros, mas não há tempo para aprofundar o conhecimento de todos os biomas para o grupo todo. Após uma apresentação geral do conteúdo para a turma, a professora, ou o professor, separa os alunos em pequenos agrupamentos e cada grupo apresenta um seminário sobre o bioma estudado.

Por onde começar

  • Oriente a pesquisa: os alunos terão a tarefa de pesquisar e estudar sobre um assunto, previamente selecionado pela professora, ou pelo professor, para construir conhecimento aprofundado sobre o tema. 
  • Forneça modelos: apresente aos estudantes boas práticas na construção do material de suporte e na elaboração das falas.
  • Facilite o preparo: é essencial que o estudante pratique a apresentação algumas vezes e receba um feedback para realizar os ajustes necessários. Isso ajudará a aumentar sua confiança e a melhorar sua fluência verbal.

Características

  • Planejamento: o estudante precisará se organizar e pensar num material de apoio para sua apresentação. Ele pode optar por recursos visuais digitais ou analógicos, mas deverá se certificar de que sua fala seja clara e organizada, explicando de forma compreensível os conceitos e os tópicos importantes.
  • Oratória: os alunos devem estar preparados para falar em público e compartilhar suas descobertas. Durante a apresentação, é importante manter contato visual com a plateia, falar em um tom audível e demonstrar entusiasmo em relação ao tópico.

Pontos de atenção

  • Pesquisa guiada: proporcione recursos adequados para a pesquisa dos alunos. Isso pode incluir livros, materiais didáticos, vídeos educativos e recursos online que sejam acessíveis e compreensíveis para a faixa etária.
  • Estímulo à criatividade: incentive os alunos a usar sua criatividade na apresentação do seminário para elaborar um material de apoio interessante.
  • Participação da audiência: estimule o grupo a fazer perguntas ou compartilhar suas impressões sobre o trabalho dos outros grupos.
  • Evitando colchas de retalhos: em grupos, é natural dividir o trabalho. Porém, para que a divisão não seja por fragmentos do conteúdo, oriente outras possibilidades de divisão, como funções específicas no preparo do conteúdo (ex: formatação, organização de referências, design, síntese e gestão de tempo, etc).
Pular para o conteúdo