MENU DE APRENDIZAGEM

INSTRUÇÃO POR PARES

INSTRUÇÃO POR PARES

por Hifa Educação

Apresentação

O professor de física Eric Mazur criou a peer instruction pensando em seus alunos de ensino médio e faculdade, mas a estratégia é bastante flexível e adaptável. A metodologia é baseada no agrupamento intencional de estudantes, para que eles possam avaliar a própria aprendizagem e a de seus colegas, garantindo que o grupo evolua em conjunto. Durante as aulas, breves atividades diagnósticas indicam os caminhos e os próximos agrupamentos, tornando o processo dinâmico e colaborativo.

O ciclo acontece da seguinte forma, após uma sequência didática sobre um tema específico, a professora, ou o professor, realiza um breve quiz, em uma plataforma digital que traz retrato imediato do desempenho do grupo. Aplicando a metodologia “ao pé da letra”, a aula segue assim: 

  1. se houver menos de 30% de acerto em média, a professora, ou o professor, revisa o tema com a turma toda.
  2. se houver entre 30% e 70%, os estudantes estudam em duplas ou em pequenos grupos, para revisar o conteúdo e as respostas;
  3. se houver mais de 70% de acertos, a professora fará um breve encerramento do assunto e dará continuidade ao curso.

Se a turma for pelos caminhos 1 ou 2, os testes individuais serão refeitos após um período determinado, para decidir a próxima etapa. 

 

Por onde começar

  • Selecione o objetivo de aprendizado e defina o critério para o pareamento.
  • Escolha uma ferramenta para verificar a aprendizagem (recomendamos: Google Forms, Kahoot ou Socrative) e se familiarize com seu funcionamento.
  • Elabore a ferramenta de avaliação, usando perguntas significativas e alinhadas aos objetivos de aprendizagem.

Características

  • Garante um olhar constante para as evidências de aprendizagem.
  • Possibilita a troca entre os estudantes e a metacognição constante.

Pontos de atenção

  • Busque integrar a instrução por pares a outras estratégias ativas de construção de conhecimento; caso contrário, terá apenas ciclos de instrução e revisão de conteúdo.
Pular para o conteúdo