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ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

por Hifa Educação

Apresentação

A rotação por estações é uma estratégia usada para diversificar o ensino e envolver os alunos em diferentes atividades de aprendizado, promovendo um ambiente dinâmico e interativo na sala de aula. Quando ao menos uma das estações conta com atividades de aprendizagem online,  a estratégia encaixa-se em um dos modelos do ensino híbrido. No entanto, os recursos digitais não são pré-requisitos para dinamizar a aprendizagem em estações.

O processo envolve a organização da sala de aula em diferentes áreas de atividades, cada qual com suas ações e seus objetivos bem definidos e comunicados. Os alunos são, então, divididos em grupos pequenos e se movem de uma estação para outra. A rotação pode se dar em intervalos atribuídos a todo o grupo ou a partir de objetivos específicos de cada atividade.

A ideia é oferecer uma variedade de experiências, permitindo que os estudantes interajam com o conteúdo em diferentes mídias e sob diferentes perspectivas. Portanto, a professora, ou o professor, pode circular pelas estações, oferecendo orientação, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback individualizado aos alunos. É possível, também, planejar estações que exijam menos mediação, para que a professora, ou o professor, foque um determinado objetivo de aprendizagem que demanda mais intervenções.

Um exemplo

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental estão aprendendo as características dos mamíferos. Para isso a professora montou cinco estações independentes, mas relacionadas ao tema. Na estação 1, os alunos identificam os habitats de alguns mamíferos, discutindo em grupo, e registram suas descobertas. Na estação 2, os alunos assistem a um vídeo que fala sobre as características dos corpos dos mamíferos e, conforme se sentem prontos, fazem um quiz online sobre o tema, na estação 3. Na estação 4, os alunos veem imagens de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e precisam categorizar os animais, apresentando as justificativas de cada escolha. Na estação 5, os alunos identificam o tipo de alimentação de cada animal, selecionado por meio de uma ficha individual, ligando a imagem do animal ao habitat. Para finalizar, todas as crianças respondem um breve questionário sobre o aprendizado.

Por onde começar

  • Planeje por objetivos, não por segmentos de conteúdo: embora seja tentador separar o tema em segmentos, a rotação por estações funciona melhor quando cada estação tem um objetivo bem definido e explícito para os estudantes.
  • Prepare cada atividade: cada estação deve ter uma atividade específica, que pode variar entre práticas individuais, trabalhos em grupo, atividades práticas, uso de tecnologia, entre outros.
  • Garanta o acesso em cada estação: mesmo quando há a mediação prevista, cada estação deve receber os estudantes com as informações necessárias para a atividade. Recomendamos que cada uma tenha instruções disponíveis por escrito.  
  • Divisão em grupos: os alunos são divididos em grupos pequenos, que podem ser definidos pela professora, ou pelo professor, de acordo com o objetivo ou de forma aleatória.
  • Rotação: as instruções devem ser adequadas ao grupo e expostas de maneira que tudo corra conforme o planejado e o tempo dedicado a cada estação seja suficiente para cumprir a proposta.

Características

  • Aprendizagem personalizada: os alunos podem se beneficiar de estratégias diferentes em cada estação se puderem escolher em quais atividades passarão mais tempo ou mais de uma vez.
  • Dinamismo: a aula será mais ativa, com mais energia, então terá mais barulho. Garantir uma boa comunicação de cada atividade é essencial para evitar excesso de barulho causado pela ociosidade. Conforme os estudantes se acostumam com esse tipo de abordagem, o barulho tende a diminuir.

Pontos de atenção

  • Clareza e Acesso: logo após  cada rotação, use alguns minutos para garantir que cada grupo esteja a par dos objetivos e das atividades de sua nova estação.
  • Síntese e Encerramento: após a conclusão das rotações, a professora, ou o professor, pode promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação. Assim, permitirá a consolidação do conhecimento e a conexão entre as diferentes atividades.
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