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TRABALHO EM GRUPO

TRABALHO EM GRUPO

por Hifa Educação

Apresentação

O trabalho em grupo envolve a reunião de estudantes de forma intencional, orientada e mediada para a realização de atividades coletivas com tarefas claramente distribuídas. É uma prática que vai além da mera organização de alunos em equipes, pois precisa haver intencionalidade nos agrupamentos e objetivos de aprendizagem específicos que desenvolvam habilidades socioemocionais além dos objetivos relacionados aos conceitos pedagógicos. A abordagem pedagógica incentiva a troca de ideias, discussão de conceitos e a resolução conjunta de desafios, criando uma atmosfera de aprendizado mais dinâmica e participativa.

Essa forma de trabalho exige uma postura diferenciada, pois em algum momento as crianças têm que sugerir o que os outros devem fazer, ouvir as sugestões, acatar as decisões do grupo ou apresentar bons argumentos para mudar a ideia do outro. Todas essas ações precisam ser guiadas pela professora ou professor instrumentalizando o grupo para lidar com as diversidades de opiniões e formas de trabalho. A mediação adequada resultará em bons resultados tanto acadêmicos quanto socioemocionais.

Dessa forma, é possível concluir que os critérios avaliados vão além daqueles estabelecidos pelo conteúdo conceitual da disciplina. A professora ou professor consegue verificar as habilidades de comunicação, capacidade de cooperação e liderança, o que contribui para uma compreensão mais completa do progresso do aluno e pode ajudar os educadores a adaptar suas abordagens de ensino às necessidades específicas de cada grupo.

Um exemplo

As crianças do 3º ano do ensino fundamental estão aprendendo sobre bacia hidrográfica e os elementos que a compõem. Para avaliar o conhecimento da turma, a professora ou o professor organiza a sala em grupos heterogêneos de 4 crianças cada para que façam uma maquete de argila identificando todos elementos que aprenderam ao longo das aulas. Cada grupo precisará definir os papéis de seus componentes para que a maquete seja feita. Essa definição pode ser estabelecida pela professora ou professor ou pelas crianças dependendo dos objetivos estabelecidos. Após essa decisão será possível acompanhar e mediar as situações e instrumentalizar os alunos para lidar com as divergências.

Por onde começar

  • Exponha as expectativas: explique aos alunos o que se espera deles durante as atividades de grupo, incluindo comportamento, comunicação, responsabilidades individuais e que todos compreendam a importância da cooperação e do respeito mútuo.
  • Pense nos grupos: use uma variedade de métodos, como escolha do professor, sorteio ou até mesmo deixar os alunos escolherem seus próprios grupos, dependendo dos objetivos da atividade. Varie as composições dos grupos ao longo do tempo para promover a interação entre diferentes alunos.
  • Quebre o gelo: inicie o ano letivo com atividades de integração que ajudem os alunos a se conhecerem melhor com jogos, perguntas divertidas ou projetos colaborativos simples. Essas atividades ajudam a construir relacionamentos positivos entre os alunos, o que é fundamental para o sucesso do trabalho em grupo.

Características

  • Colaboração: o trabalho em grupo promove o aprendizado colaborativo, com os alunos compartilhando conhecimento, experiências e diferentes pontos de vista. Eles aprendem a construir soluções coletivas para problemas complexos, o que reflete a realidade do mundo profissional, onde muitas vezes é necessário trabalhar em equipe para alcançar objetivos.

Pontos de atenção

  • Estratégias: agrupar os estudantes e passar atividades para envolvimento e produção em conjunto não é sinônimo de ensinar a trabalhar em grupo, é preciso ensiná-los a cooperar, argumentar, ouvir e ceder. 
  • Participação: o maior desafio do trabalho em grupo é garantir que todos os alunos participem ativamente e tenham oportunidades iguais de contribuir. Implemente “regras de participação” que garantam que todos os alunos tenham a oportunidade de falar. Por exemplo, antes de iniciar a discussão, cada aluno pode ter um tempo designado para compartilhar suas ideias. Além disso, um “facilitador de grupo” pode ser escolhido para garantir que todos sejam ouvidos e que as opiniões sejam respeitadas.
  • Avaliação individual e coletiva: alguns alunos podem se beneficiar indevidamente do esforço do grupo, enquanto outros podem não contribuir plenamente. Utilize uma abordagem de avaliação mista em que, além da avaliação do projeto ou tarefa em grupo, os alunos também podem ser avaliados individualmente. Isso pode ser feito por meio de autoavaliações, avaliações entre pares ou entrevistas individuais após a conclusão do projeto. Dessa forma, os alunos são incentivados a contribuir igualmente e a demonstrar seu próprio entendimento do conteúdo.
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