Diário de Campo é uma ferramenta de aprendizado que viabiliza a documentação das experiências e reflexões vividas pelo aluno ao longo de um determinado tempo. É um testemunho do processo de aprendizagem, uma compilação de percepções, dúvidas e descobertas.
Os registros pessoais dos estudantes revelam suas áreas de interesse, suas dificuldades e seu crescimento ao longo do tempo, o que permite ao professor adaptar sua abordagem de ensino para atender às necessidades específicas de cada estudante. Ao ver os registros feitos no diário de campo, é possível fazer uma avaliação processual e formativa, dando ao professor informações valiosas sobre a maneira de pensar de cada aluno.
O diário de campo pode ter tanto registros livres quanto direcionados. É uma ferramenta potente para personalizar o ensino, pois há condições de adaptar os conteúdos ao longo do processo de aprendizagem. Os estudantes podem registrar suas reações às aulas, suas observações em atividades práticas, suas respostas a perguntas específicas do professor ou suas próprias indagações e descobertas.
Os alunos estudaram o ciclo das águas e receberam um diário de campo para documentar os aprendizados. A professora optou por um caderno físico com algumas perguntas direcionadas feitas previamente, algumas páginas em branco entre as questões e ao longo do processo elaborou novas perguntas.
A turma foi convidada a fazer registros de observação durante uma tempestade. Andaram pela escola e identificaram pontos que formavam poças. No dia seguinte foram verificar e perceberam que em alguns lugares a água ainda estava parada e em outros lugares já havia secado. Muitas trocas surgiram após as observações e os registros foram feitos de acordo com o aprofundamento do tema.
A cada nova observação, um novo registro, uma nova discussão e um novo olhar sobre o tema. Ao final, o diário de campo se tornou um companheiro das explorações que aconteceram tanto dentro quanto fora do espaço escolar.