A rubrica é uma ferramenta que mostra possibilidades de respostas para uma determinada questão, atribuindo um valor específico para cada resposta de acordo com o que foi estabelecido como objetivo de aprendizagem. A rubrica pode ser entregue antes ou depois do percurso de uma atividade. Quando entregue antes, serve como um instrumento que estabelece os parâmetros para a realização de uma atividade. Quando é entregue depois da proposta, a rubrica é usada para avaliar a turma e estabelece a gradação de nota para cada resposta.
É importante destacar aqui a diferença entre rubrica e gabarito. O gabarito é aquela ferramenta que mostra apenas as respostas corretas às questões apresentadas, sejam elas objetivas ou dissertativas. O gabarito apresenta uma única resposta, uma forma de redigir a resolução do problema. Ele, sozinho, não favorece a metacognição. Enquanto a rubrica pode ser compreendida como esquemas explícitos para classificar produtos ou comportamentos, em categorias que variam ao longo de um contínuo. Além de uma forma de avaliar, as rubricas são uma forma de registrar essa avaliação de uma maneira mais adequada para a metacognição. Isso significa que o estudante vai conseguir entender o que faltou e qual caminho não percorreu em sua resposta, tendo uma evidência um pouco mais perene e passível de consulta durante outras experiências de aprendizagem. Assim, o aluno vai olhar para a sua resposta e não vai ver apenas uma nota. Ele vai compreender exatamente o que faltou e como ele pode aprimorar.
Dois alunos tiraram a mesma nota numa prova, porém um errou aspectos pontuais, cometendo algumas desatenções, e o outro errou conceitos centrais e competências muito importantes para o curso. Se olharmos só para uma tabela de notas, teremos a ilusão de que eles tiveram o mesmo desempenho, mas eles não tiveram. Isso é importante no processo de aprendizagem de cada um.
BIAGIOTTI, L. C. M. Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações. In: Congresso Internacional de Educação a Distância. Florianópolis, ABED, 2005.
RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.